A maioria das pessoas acredita que ter um café é um negócio fácil e que toda a gente consegue, sabes porquê? Porque existem muitos cafés por aí. Mas podemos já te aviar que estás enganado, o facto de existir muitos cafés, origina que haja muita concorrência e para um café ter sucesso, o promotor do negócio tem que dar asas a sua imaginação para conseguir sobressair em relação aos outros negócios.
Agora, qual é o primeiro objetivo de um café? Fácil, é fidelizar a sua clientela. Este é o grande desafio de qualquer café, pois será a base para os desafios futuros. Outros aspetos, que podem ser diferenciadores, são a decoração, a visibilidade e a organização do espaço do café.
Zona de implementação
Para este tipo de negócio é muito importante a visibilidade, porque irá fazer com que se consiga destacar dos outros cafés concorrentes. Existem diversas formas de te destacares, pelo serviço, pela experiência transmitida e pela oferta do café, entre outros.
Na maioria dos cafés os proprietários apostam numa relação de proximidade com o cliente. Essa aposta, por norma, tende a ser muito positiva para o negócio.
A experiência transmitida do teu café para os teus clientes pode ajudar-te na fidelização deles. Não passa apenas pelo facto de os clientes sentirem-se bem no espaço. Também é preciso criar condições para que o teu cliente sinta a necessidade de voltar ao teu café.
Deves passar algo de bom, ter um produto de referência, ou uma parceria mediática, que ajudem aumentar os teus clientes. Por exemplo muito básico, se no teu café ofereceres um serviço wifi grátis e permitas que os estudantes estejam lá a estudar, obviamente que os clientes que sejam estudantes, tendem a aumentar.
Outro aspeto que poderá ajudar-te a diferenciar o teu negócio dos outros é o marketing do teu café, criação de promoções e uma presença digital ativa, originará que o café tenha mais visibilidade em relação aos outros.
A arte de decorar
Decorar o café é de uma forma muito visual a escolha dos teus clientes. A cor das paredes, o tipo de moveis, a disposição do balcão e das bebidas, como muitos outros elementos vão te ajudar a definir os clientes que pretendes para o teu café.
Imaginemos, se queres que os teus clientes estejam num serão casual de conversa, a ler um livro ou a simplesmente relaxar o aconselhável é teres sofás para que os teus clientes se sintam confortáveis nestas atividades. Mas se pretendes um público mais jovem, o ideal é a oferta de equipamentos recreativos, poderá ser uma grande atração para esse perfil de clientes.
Arrumação
As decorações a organização/arrumação estão diretamente ligadas um ao outro. Após escolheres o tipo de café que pretendes abrir, terás que enquadrá-lo com as dimensões do espaço que adquiriste.
Em primeira mão, tens que ter obviamente espaço para o equipamento necessário para o desempenho da tua atividade profissional, como por exemplo um frigorífico para armazenar as bebidas e alguns alimentos, ou para um dispositor, caso pretenda por para amostra alguns produtos alimentares, máquina de café. Tudo o que vais precisar.
Depois organizado o espaço com o equipamento necessário está na altura de escolher qual o número de material mobiliário a ser escolhido. Se pretendes colocar no teu café um sofá ou um equipamento recreativo, opta por colocar um reduzido número de cadeiras e de mesas, de forma que os seus clientes sintam confortáveis no café.
Por fim a preocupação é colocar o todo em harmonia, ou seja, toda a decoração e o mobiliário esteja coerente e reúna todas as condições para que os clientes estejam num bom ambiente.
Assim finalizamos este blog com uma pergunta á qual a respondemos.
Vale a pena abrir um café?
Claro que vale a pena abrir um café, estamos a falar de um negócio contemporâneo que não sai da moda, só tens que juntar duas poções mágicas, o teu gosto pela área e o melhor parceiro para te ajudar na abertura do negócio. Já realizamos vários planos de negócios para todo o tipo de cafés. Por isso, em caso de dúvida não hesite em contactar-nos!