Precisas de financiamento para iniciar uma empresa. Sabias que algumas startups acabam por fechar prematuramente por falta de financiamento?
Se não consegues financiar o teu negócio unicamente com capitais próprios, a solução é recorrer ao financiamento.
Existem diferentes opções disponíveis para obter o capital de que precisas:
Financiamento bancário – Através de uma negociação com a banca, e demonstrando a viabilidade da tua ideia de negócio, pode ser concedido um empréstimo. (Nunca a 100%, vá lá, tens que acreditar no teu negócio para os outros acreditarem também, não é?)
Business angels – São investidores com experiência na área de gestão que ajudam ao nascimento e crescimento de boas ideias de negócio. Como? Contribuindo com capital e know how.
Capital de risco- Esta é outra forma de investimento empresarial. Constitui uma das principais fontes de financiamento para jovens empresas, startups e investimentos de risco com elevado potencial de rentabilização.
1 – Plano de Negócios
Abrir uma empresa? Difícil? Nem por isso, antes de mais, deves pensar e colocar a tua ideia de negócio por escrito, ou seja, fazer um plano de negócios. Este é o provavelmente o documento mais interessante e importante de se ter.
O Plano de Negócio vai permitir verificar a viabilidade da tua ideia de negócio e, assim, minimizar os riscos. Além disso é importante para te ajudar a encontrar possíveis investidores, caso não tenhas capitais próprios suficientes para suportar o total do investimento.
As principais informações que deves colocar no documento são:
- Nome e dados da empresa
- Visão, Missão e Valores
- Mercado de Atuação,
- Plano de execução do projeto empresarial,
- Objetivos a cumprir,
- Estratégia comercial,
- Previsões financeiras,
- Recursos humanos
- Investimento.
Precisas de ajuda para estruturar o teu plano de negócios?
Somos uma empresa de consultoria que ajuda em todo o processo de abertura de empresa, podes visitar a nossa página de serviços e agendar uma 1ª reunião de forma completamente gratuita.